Livo revoluciona o mundo das óticas realizando exames de vista gratuito
01/10/2025
(Foto: Reprodução) Livo revoluciona o mundo das óticas realizando exames de vista gratuito em menos de 30 minutos – Crédito: Divulgação
A LIVO tem como seu maior propósito ajudar as pessoas a enxergarem melhor o mundo. Parte fundamental para que isso seja possível, é garantir o acompanhamento frequente da saúde da sua visão. Os principais problemas e barreiras disso, até o momento, era o processo moroso de atualização - marcar uma consulta, fazer o exame, pegar a receita, ir até uma loja para comprar o óculos ou a lente de contato e esperar alguns vários dias para receber seu produto - e a falta de conhecimento da necessidade da frequência da revisão do exame.
Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu permitir a atuação de optometristas dentro dos limites da sua formação (prescrição de lentes corretivas e exames básicos de refração - sem prática médica e cirúrgica). A LIVO, acompanhando todo esse processo de perto e pensando em colocar o cliente no centro, foi pioneira entendendo o possível impacto disso para seu consumidor e para seu negócio.
Para o consumidor, a vida fica muito mais simples e mais fácil! A LIVO hoje oferece em algumas lojas (e em breve, em 100% de suas lojas) o exame com o optometrista gratuitamente, em menos de 30 minutos! Basta acessar o site (https://www.livo.com.br/exame-de-vista) - ou diretamente nas lojas - agendar o melhor horário, fazer o exame e pronto. E para completar a experiência e jornada do cliente, ele pode entregar o exame na LIVO, tirar suas medidas digitalmente no LIVO LAB - tecnologia especial e diferencial da marca, que garante as medidas exatas para o óculos perfeito - e sair com seus óculos em até 24h* (dependendo da lente oftálmica recomendada).
MELHORAR A VIDA DO CONSUMIDOR É IMPACTO EM VENDAS! DESDE QUE OS EXAMES FORAM IMPLEMENTADOS, FATURAMENTO CRESCE DUPLO DÍGITO.
Desde que os exames começaram a ser realizados, a LIVO já notou um impacto positivo de sellout. As pessoas de fato tem feito a jornada completa, fazem o exame, entregam a receita já na loja e compram seus óculos ou lentes de contato, o que, para o CEO da empresa - Jaime Oriol - , não é uma surpresa:
“Toda vez que colocamos o cliente no centro e pensamos em maximizar sua experiência de maneira que facilite sua vida, seja relevante e transparente, há retorno imediato em vendas. Mas, para além disso, eu estava obcecado com essa decisão do STF, pois é uma maneira de democratizar a saúde no Brasil! Dar acesso à visão de qualidade a todos brasileiros e brasileiras é dar uma melhor oportunidade de futuro e de viver a vida! E essa é justamente a obsessão da LIVO - é o que nos diferencia de outras óticas no Brasil “.
A MARCA EM CRESCIMENTO E PLANO PARA OS PRÓXIMOS ANOS
Se posicionando como a primeira EyeTech do Brasil — pensando em soluções tecnológicas, experiência de compra mais simples e qualidade a preço acessível — a LIVO vem expandindo seus negócios. A expectativa é que o faturamento das lojas dobre até o início do próximo ano, mantendo o ritmo de crescimento desde janeiro até agora. Buscando mais 50 lojas nos próximos meses, a marca tem se tornado uma empresa que chama atenção do mercado para investimentos.
Esse interesse não é apenas pelo seu posicionamento diferenciado frente à concorrência, mas pela perspectiva de expansão do mercado oftálmico para os próximos anos. De acordo com relatório da Research Nester, o mercado global de eyewear deve ultrapassar US$ 442 bilhões até 2034, com um crescimento anual composto de 8,2% entre 2025 e 2034 . Outro estudo da Grand View Research aponta para uma taxa próxima, de 8,6% ao ano até 2030.
No Brasil, o mercado óptico já mostra forte expansão: em 2024 faturou cerca de R$ 27 bilhões, alta de 5,3% sobre 2023, e deve crescer mais 7,2% em 2025】. Além disso, só no último ano o número de pontos de venda no país aumentou 8%, chegando a 71,2 mil estabelecimentos. Esses dados reforçam que o setor deve manter uma trajetória de crescimento consistente ao longo da próxima década, sustentado tanto pelo envelhecimento populacional quanto pelo uso cada vez mais intensivo de telas, que aumenta a necessidade de correção visual.
COMO SE TORNAR UM FRANQUEADO
Para se tornar um franqueado LIVO é simples: com investimento a partir de R$300 mil, faturamento médio mensal de R$150 mil, o parceiro tem acesso a um modelo de negócio inovador, com estoque inteligente, payback médio esperado de 18 meses e suporte completo em todas as etapas. Mais do que abrir uma loja, é ingressar em uma rede que une saúde, tecnologia e moda, oferecendo ao consumidor uma experiência única e transformadora.
Além disso, o franqueado tem acesso a um sistema de gestão super simples e tecnológico que apresenta os grandes indicadores de performance de maneira estratégica, facilitando o acompanhamento do business.
Para saber mais detalhes, acesse https://www.livo.com.br/franquia